Nossos alunos já começaram a trabalhar no projeto, a Metodologia a ser seguida é composta por:
A) Professores e alunos definem um tema;
B) Aprofundam conhecimentos sobre o assunto
C) Elaboram um questionário;
D) Definem o grupo a ser pesquisado;
E) Realizam a pesquisa de campo
F) Tabelam os questionários;
G) Analisam os dados;
H) Apresentam suas conclusões;
I) Divulgam os resultados.
Todo aluno gosta quando consegue aprender.. |
Fixando as idéias |
Durante a escolha do tema da pesquisa foi solicitado que cada um escrevesse em um papel o tema que gostaria de desenvolver. Os temas sugeridos, por eles, foram: Eleição, futebol, religião, preconceito, alcoolismo, basquete e pedofilia. Foi realizada então uma eleição, onde cada aluno poderia votar no seu próprio tema e também em um segundo. O tema mais votado pela turma foi Religião. Como esse tema é extremamente amplo, resolvemos restringi-lo. Após muita discussão entre os alunos, os mesmos decidiram que poderíamos trabalhar em cima de duas perguntas básicas: Existe intolerância religiosa? Existe preconceito religioso?
Alunos da turma 152/PEJA |
Tema definido, partimos para a fase de aprofundamento do assunto. Durante essa fase, que na verdade ainda está acontecendo, os alunos estão trabalhando com a leitura e debate de diversos textos e vídeos. Achei conveniente iniciar com alguns textos que explicassem quais são as principais religiões praticadas no mundo e depois no Brasil. Nessa etapa foi possível introduzir o conceito de gráfico e tabela, assim como o de porcentagem. Muitos desconheciam a existências de religiões como o Kardecismo e o budismo, nem tão pouco, imaginavam a diferença entre as diversas religiões cristãs (Catolicismo, Judaismo e Protestantismo). Foi observado nesse momento grande resistência e até mesmo certa aversão as religiões de matriz africana (Umbanda e Candomblé).
Postado por Jonatas José Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário