quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NEPSO/ COMPARTILHANDO NOSSA EXPERIENCIA.. PEJA

Nossos alunos já começaram a trabalhar no projeto, a Metodologia a ser seguida é composta por:
A)     Professores e alunos definem um tema;

B)      Aprofundam conhecimentos sobre o assunto

C)     Elaboram um questionário;

D)    Definem o grupo a ser pesquisado;

E)    Realizam a pesquisa de campo

F)    Tabelam os questionários;

G)   Analisam os dados;

H)   Apresentam suas conclusões;

I)        Divulgam os resultados.

Todo aluno gosta quando consegue aprender..
No primeiro momento, introduzimos o conceito do Projeto aos alunos, esclarecendo o que era o mesmo e como ele poderia auxiliar na construção do conhecimento de cada um. A grande maioria gostou da idéia, entretanto, ficaram preocupados quando foi exposto que deveriam construir, ao final do projeto, tabelas e gráficos, assim como apresentar para os colegas de outras turmas os seus resultados e conclusões. Logo foi necessário lembrar que só aqueles que se sentissem a vontade iriam fazer a apresentação. Outro argumento que surtiu bastante efeito foi fazê-los entender que ao final do projeto, a maioria estaria apta a falar do trabalho, pois seria feito em conjunto e com a participação de todos.
Fixando as idéias

Durante a escolha do tema da pesquisa foi solicitado que cada um escrevesse em um papel o tema que gostaria de desenvolver. Os temas sugeridos, por eles, foram: Eleição, futebol, religião, preconceito, alcoolismo, basquete e pedofilia. Foi realizada então uma eleição, onde cada aluno poderia votar no seu próprio tema e também em um segundo. O tema mais votado pela turma foi Religião. Como esse tema é extremamente amplo, resolvemos restringi-lo. Após muita discussão entre os alunos, os mesmos decidiram que poderíamos trabalhar em cima de duas perguntas básicas: Existe intolerância religiosa? Existe preconceito religioso?

Alunos da turma 152/PEJA
Tema definido, partimos para a fase de aprofundamento do assunto. Durante essa fase, que na verdade ainda está acontecendo, os alunos estão trabalhando com a leitura e debate de diversos textos e vídeos. Achei conveniente iniciar com alguns textos que explicassem quais são as principais religiões praticadas no mundo e depois no Brasil. Nessa etapa foi possível introduzir o conceito de gráfico e tabela, assim como o de porcentagem. Muitos desconheciam a existências de religiões como o Kardecismo e o budismo, nem tão pouco, imaginavam a diferença entre as diversas religiões cristãs (Catolicismo, Judaismo e Protestantismo). Foi observado nesse momento grande resistência e até mesmo certa aversão as religiões de matriz africana (Umbanda e Candomblé). 
Postado por Jonatas José Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário