quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pax.. Para um mundo melhor.


Excelente curta de animação em stop motion (Produção: Paulo Roberto Munhoz), cujo tema gira em torno da discussão entre um rabino, um xeique, um monge e um padre sobre os rumos da humanidade.
Esse filme foi apresentado aos alunos do Projeto NEPSO e debatido em sala. Entretanto, achei necessária uma intervenção séria, a respeito de algumas idéias contidas no curta, que poderiam ser interpretadas de formas equivocadas, uma vez que o filme apresenta uma série de modelos estereotipados: o muçulmano agressivo, o judeu ganancioso, o monge bobalhão, o padre sincrético, a figura da mulher negra.. Além é claro de estereótipos físicos, como o preto velho, a mulata lasciva, o diabo escuro..
Enfim, é interessante frizar que o curta gerou importantes reflexões, entretanto também foram necessárias algumas colocações para que a proposta não se perde-se do nosso objetivo. Uma questão importante trabalhada com o grupo foi como as religiões podem se afastar de seu discurso inicial e servir como justificativa para interesses pessoais, sejam financeiros ou puramente ideológicos. Outra colocação possível é a questão do sincretismo religioso entre as práticas religiosas dos negros escravizados e o catolicismo português.

Postado por Jonatas José Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário