quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VISTA MINHA PELE


Os alunos envolvidos no Projeto NEPSO assistiram ao filme: Vista a minha pele (Direção Joel Zito). A partir de sua narrativa, foram levantados diversos temas, como: Existe racismo no Brasil? Qual a relação entre discriminação e a mídia? Como determinados pensamentos podem servir para aumentar o preconceito? O racismo é um fenômeno natural ou ele é aprendido ao longo de nossa vida? Por que a cultura do negro é considerada muitas vezes inferior? Quem define os padrões de beleza? A situação vivenciada pela protagonista do filme pode ser comparada a vida cotidiana das meninas negras dentro da sociedade que vivemos? Alguém aqui já viveu situação parecida?



No filme, a situação de preconceito as inversas nos remete a valorização de determinada cultura, em detrimento de outra. Tentamos, mais uma vez, provocar os alunos a refletirem o porquê dos valores negros serem tão menosprezados e considerados menores.. Será que em uma sociedade, cuja hegemonia fosse negra, as religiões de matriz africana seriam tão discriminadas? Como a discriminação religiosa também pode servir para reafirmar relações de poder? 



As perguntas foram feitas de forma a incitar a capacidade de reflexão do grupo. A principal função da discussão foi promover o espírito reflexivo, sendo que todas as respostas foram consideradas importantes, mesmo as que iam de encontro ao que a maior parte do grupo expunha. Nessas horas, a figura do professor foi fundamental para sinalizar que não existe uma única forma de pensar e agir, todos devem ter o direito de expor suas idéias. Foi frisado também que, sempre que expomos nossas idéias devemos ter cuidado para não ferir o direito do outro, de não ofender ou violentar ninguém.



Postado por Jonatas José Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário