terça-feira, 9 de agosto de 2011

I Encontro Sou Pai Sou Aluno (PEJA)

FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS DO PEJA:
"Projeto Sou Pai, Sou Aluno": compreendendo a educação básica como direito de todos e como estratégia de potencialização das intervenções paterno/materna na vida dos filhos.
O projeto possui foco social nos pais dos nossos alunos e relaciona a EJA com a educação de nossas crianças e adolescentes, por acreditarmos que a escola pode contribuir com o aumento do capital econômico, social e cultural das pessoas, o que as qualifica para sua participação consciente na vida das famílias e da cidade.

Resultados de uma pesquisa sobre a trajetória escolar dos alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos, realizada pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos em 2009, trazem importantes dados para a reflexão sobre o papel que a EJA pode desempenhar na promoção da educação de crianças e adolescentes.

Esse Projeto tem como objetivos principais:

• Ampliar as possibilidades das famílias serem uma referência positiva às crianças e jovens, alunos das escolas públicas municipais, apoiando seu desenvolvimento cultural e sua escolarização.

• Aumentar as chances no mercado de trabalho dos pais e responsáveis por crianças e jovens, alunos das escolas públicas municipais.

• Diminuir as possibilidades das crianças e jovens alunos das escolas públicas municipais terem de assumir trabalhos remunerados ou domésticos para contribuir no sustento da família prejudicando com isso os seus estudos.

• Contribuir para a diminuição do risco de gravidez na adolescência que gera maior vulnerabilidade social das famílias.

Período de realização: 2011 e 2012.

Metas:

1- Incentivar, no processo de matrícula dos jovens e adultos nas escolas com funcionamento do PEJA, a divulgação direta, com estratégias diferenciadas, para atrair os pais, mães e tutores de alunos da própria unidade escolar, matriculados no Ensino Fundamental regular.

2- Inserir estratégias, nas ações pedagógicas do Programa de Educação de Jovens e Adultos, que qualifiquem as intervenções paterno/materna na vida das crianças e adolescentes sob a responsabilidade de alunos matriculados no PEJA.

3- Realizar estudos para a implantação de novas turmas do PEJA, direcionando-a para as unidades escolares com baixa taxa de escolarização dos responsáveis de alunos matriculados na própria escola.

4- Acompanhar a trajetória escolar das crianças e jovens sob a responsabilidade dos alunos matriculados no PEJA, verificando os percentuais de falta e os índices de desempenho.


Assista a entrevista com alunos(as) do PEJA e seus filhos no I Encontro Sou Pai sou Aluno - 14 de julho de 2011. 



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Postado por Jonatas José Silva

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