segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Parceiro do RJ visita mostra de João Cândido na Cidade de Deus

Exposição conta a vida do marinheiro que liderou a Revolta da Chibata.
Ana Gomes e Carlos Santana
Escolas municipais na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, recebem, desde o dia 25 de abril, uma exposição itinerante que apresenta a vida de João Cândido, marinheiro que liderou a Revolta da Chibata. No momento, a mostra está na Escola Compositor Luiz Gonzaga e depois segue para outros bairros da cidade, até o fim deste ano.


A dupla do Parceiro do RJ  Viviane de Sales e Ricardo Fernandes acompanhou a participação dos alunos em duas escolas municipais: Alberto Rangel e Pedro Aleixo.


Construindo o conhecimento..
Um aluno da Alberto Rangel (PEJA) ressaltou a importância da exposição. “É uma história interessante, porque mostra um homem de origem humilde, pobre e negro, que lutou, acabando com essa tortura que havia dentro dos quartéis brasileiros", disse.

Projeto João Cândido
Cristina, professora de português da escola, trabalhou o tema da exposição com a música "Haiti". ”Eu peguei a interpretação da música Haiti, do Caetano Veloso, que é uma música que por si só já diz tudo", falou a professora.


Outro aluno da escola (PEJA), comparou a realidade no bairro com a vida do marinheiro. “Quando nós conseguimos comparar com a realidade local é possível entender que a Cidade de Deus tem a ver com a história de João Cândido, porque a comunidade precisa, carece de melhores salários, as pessoas precisam de escolaridade, então é uma luta constante", explicou.
ASSISTA A MATÉRIA CLICANDO AQUI: 
Prof. Carlos Santana e alunas do PEJA durante processo de construção de conhecimento

Mural em construção- Sala de Geografia e História

Nenhum comentário:

Postar um comentário