sábado, 17 de março de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PEJA

Sani bonami? Ayo ayo! Como vai? Vou bem!
Nossos alunos ligadinhos nas histórias
Griot é um vocábulo conhecido internacionalmente que se refere a figuras da tradição oral do noroeste da África que têm posições sociais e nomes diversos. A colonização de diversos países do noroeste da África foi francesa, assim griot é uma palavra francesa que denomina as figuras que são contadores de histórias, genealogistas, mediadores políticos, comunicadores, cantadores e poetas populares. Os griots têm diversas formas de expressão, mas em comum são responsáveis pela biblioteca viva da tradição oral, são o sangue que circula as memórias e histórias, lutas e glórias daqueles povos.


Professora Perses

A arte de contar histórias
No dia 14 de Março de 2012 tivemos o prazer de receber a visita de uma legítima representante dessa arte, que nos encantou e nos fez viajar para diferentes lugares, Perses Canella, professora e Contadora de Histórias.

Ouvindo e aprendendo

Prof. Cristina (Lingua Portuguesa)
Através de suas histórias nossos alunos puderam conhecer um pouquinho da memória ancestral, contada e recontada pelos sobreviventes da diáspora africana. Histórias antigas, mas que ainda conseguem nos ensinar e educar.

Duula, a mulher canibal; A gata que entrou em casa; O anel do rei; Iansã, a mulher búfalo; três mercadorias muito estranhas; Encantadora canção do pássaro mágico. Nossos alunos ficaram encantados e pediram mais: História, história! História!

SAIBA MAIS SOBRE GRIOT ACESSANDO:

BAIXE A CARTILHA COM A HISTÓRIA DE IANSÃ (FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES): http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos/download/169.pdf
Projeto da Fundação Cultural Palmares




POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário