domingo, 2 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO



Palestra realizada para os alunos do PEJA
Que a qualificação profissional é importante para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho, todo mundo já sabe. Mas que ela é imprescindível no crescimento das pessoas, na formação de cidadãos e na elevação da auto-estima, pouca gente se dá conta. A qualificação profissional de fato muda as pessoas, suas famílias e a comunidade onde elas vivem.

Aprendizagem e Qualificação
Mas, para que essa mudança realmente ocorra, é necessário que a formação profissional seja feita corretamente, isto é de maneira consciente e de acordo com a demanda do mercado e da região onde vive o aluno. Na escolha do curso, a aptidão pessoal do candidato é muito importante, mas não pode estar desvinculada da realidade que o circunda, sob pena de não levá-lo à tão sonhada realização profissional. A qualificação profissional deve ser pensada como uma forma de melhorar a qualidade de vida de quem se forma e de sua comunidade. Só se faz uma qualificação de verdade, formando cidadãos.

Para isso, é necessário ter um cuidado muito especial com a matriz curricular dos cursos técnicos e de formação inicial. Assuntos como ética, cidadania, empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e legislação trabalhista não podem ficar fora da sala de aula. Afinal queremos formar pessoas conscientes de verdade e não apenas “apertadores de parafusos”.

Cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI Jacarepaguá
Cidadão é quem pensa em utilizar os conhecimentos adquiridos no curso profissionalizante para melhorar a sua vida e a de sua comunidade. É quem divide o que sabe com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade de formação. É quem reconhece que não é uma ilha. É o que tem visão ampla sobre a educação que recebeu, quer multiplicá-la, seja abrindo um pequeno negócio e gerando empregos, incentivando seus funcionários a também se qualificarem, seja se inserindo no mundo da pesquisa e da geração de novas tecnologias ou tornando-se professor. Uma vida de oportunidades e opções se abre.

Para fazer a diferença no mundo, não é necessário realizar grandes atos. Apenas fazer bem feito o que se faz. Ainda que seja um pequeno furo numa peça que compõe um equipamento. Compreendendo isso, o aluno percebe a importância de seu conhecimento, o valor de sua formação profissional e, futuramente, o valor de seu trabalho para o desenvolvimento social e econômico de sua cidade, Estado e País. Isso tudo se aprende, sim, num banco de escola.

* LUIZ FERNANDO CALDART (Presidente do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica - Ceprotec.) 

POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA


Nenhum comentário:

Postar um comentário