quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Discutindo Sexualidade

Demonstração de afetividade e carinho entre nossos alunos.
Muitos de nossos alunos iniciam sua vida sexual e mal conhecem o seu próprio corpo. Esse desconhecimento pode gerar muitos problemas, como uma gravidez não planejada ou a contração de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Foram realizadas aulas voltadas para a discussão do tema sexualidade, de forma a não trabalhar simplesmente conteúdos curriculares, mas acima de tudo gerar esclarecimento sobre o assunto. As aulas foram divididas em quatro momentos: 

I -Sexualidade Humana- Os alunos descobriram que etapas compõem a reprodução humana e porque nossa espécie é uma das poucas que realiza a prática sexual sem fins reprodutores. Achei conveniente destacar os principais crimes sexuais previstos em lei, como a pedofilia, violação e assédio. Os alunos foram levados a refletirem também que nossa sexualidade é determinada por diversos fatores: biológicos, sociais, culturais, temporais, emocionais e psicológicos. Esse momento foi um ponto delicado da aula, gerando muita discussão, uma vez que muitos não sabiam diferenciar o sexo biológico, de identidade sexual, do papel sexual  e da opção sexual. Embora tenha gerado bastante polêmica foi um ponto alto da aula, já que propiciou o debate sobre preconceito, discriminação, intolerância, questões de gênero e cidadania.

Nossa aluna gestante, Ana Carolina,
retornando a sala de aula
II- Anatomia e Fisiologia do Aparelho Reprodutor- Foi a hora de conhecer o próprio corpo e como ele funciona. Interessante observar como, embora muitos já tenham inciado sua vida sexual, ocorra um elevado desconhecimento acerca de seus corpos. Muitas alunas revelaram que não visitam o ginecologista com a regularidade necessária, algumas nem sequer foram a um. Achei importante ressaltar a importância da visita ao mesmo, como medida de prevenção e auto-conhecimento. Foi destacado igualmente a importância da higiene adequada dos órgãos sexuais (e do resto do corpo) enquanto medida de promoção da saúde.

Aluno do PEJA demonstrando a utilização
correta da camisinha masculina.
III- Gestação e Anticoncepção- Outro momento delicado da aula, onde muitas perguntas e questionamentos surgiram. Destaque para a gravidez múltipla, herança genética e parto normal x cezariana. Outra ponto de muitas dúvidas foi com relação ao aborto e utilização da pílula. Foram abordadas as principais medidas anticonceptivas como: métodos de barreira, hormonais e definitivos. Alguns mitos sobre a vasectomia foram quebrados.. Os alunos também foram levados a refletir sobre responsabilidade, a importância de se respeitar o momento individual que cada um tem para iniciar a atividade sexual, o cuidado com o corpo, com a prole e que métodos estão disponíveis para evitar uma gravidez não planejada.

IV- Doenças Sexualmente Transmissíveis- Foram expostas as principais doenças sexualmente transmissíveis como: HPV, condiloma, sífilis, gonorréia, pediculose e AIDS. Diversos alunos ficaram chocados com as imagens de pessoas afetadas por DSTs, o que foi proposital. Coube salientar a importância do uso da camisinha, não só como medida anticonceptiva, mas também de prevenção para DSTs.

POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

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