domingo, 25 de setembro de 2011

Entendendo melhor o PEJA..

Nossos alunos executando atividades
Essa estrutura foi regulamentada pelo Conselho Municipal de Educação, através da deliberação 03/99. Em 2005, pelo parecer 06/2005 do mesmo Conselho, de acordo com a Lei nº 9394/96 e em atendimento à  demanda, o atendimento foi ampliado também para adultos, alterando-se a designação de PEJ para PEJA. Esse conjunto de procedimentos não só validou a experiência realizada como contribuiu para definir a política municipal de EJA.
O PEJA está baseado na seguinte estruturação:
a. ensino não-seriado, acelerativo e progressivo, realizado de forma presencial, em horário noturno, distinto do ensino supletivo e do regular noturno;
b. cada turma deveria ter no máximo 25 alunos e cada unidade escolar, mínimo de 100 alunos;
c. organizado em dois segmentos: PEJA I, correspondendo ao 1º segmento do EF, e PEJA II correspondendo ao 2º segmento, cada segmento desdobrado em dois blocos;
d. PEJA I atenderia jovens de 14 a 22 anos iniciados no Bloco 1 na alfabetização, entendida como capacidade de relacionar texto e contexto, mantendo-se a presença das diversas áreas do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar e introdutória; no Bloco 2, essas áreas começariam a ser trabalhadas em suas especificidades;
e. PEJA II atenderia jovens de 14 a 25 anos, que não concluíram o EF, também em dois blocos, com 870 horas cada, cabendo a cada componente curricular 60 horas em cada unidade de progressão, perfazendo 180 horas no bloco;
f. Linguagens Artísticas e Línguas Estrangeiras seriam oferecidas com carga horária de 150 horas, a primeira no Bloco 1 e a segunda no 2.
Trabalhando em grupo
Os dois segmentos teriam em comum:
a. organização do trabalho em dias-aula em substituição às horas-aula;
b. avaliação participativa e continuada, feita pelo coletivo de professores, considerando as aquisições e mudanças de comportamento dos alunos tendo as escolas autonomia para criar formas diferenciadas de avaliação;
c. ausência da reprovação convencional: os alunos avançariam à medida em que atingissem os objetivos previstos;
d. cada bloco seria constituído por três unidades de progressão, permitindo ser o curso concluído em 22 meses;
e. manutenção do mesmo professor nas três unidades de progressão de cada bloco, garantindo a continuidade de trabalho com o aluno;
f. recuperação paralela diária para todos os alunos que apresentassem dificuldade;
g. elaboração de material próprio para cada componente curricular, reproduzido para cada aluno, e utilização de fitas de vídeo da MultiRio e da Fundação Roberto Marinho, como instrumentos de apoio;
h. implantação de centros de estudos para os professores.

Fonte: 
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA)
FAVERO, Osmar. Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF
BRENNER, Ana Karina. Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF
GT: Educação de Jovens e Adultos / n. 18
Agência Financiadora: FAPERJ
POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

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