domingo, 25 de setembro de 2011

ECOTESTE

Educando para além dos muros da escola

Exercitando a reflexão..

Essa atividade foi executada com a finalidade de permitir uma maior contextualização de alguns conteúdos discutidos durante as aulas de Ciências, como saneamento básico, poluição, doenças de transmissão hídrica, biodiversidade, cidadania e meio ambiente. Através de um questionário fechado os alunos realizaram uma observação atenta acerca das condições ambientais do rio que se encontra próximo a Unidade Escolar.
Este tipo de atividade é importante porque permite que os estudantes tenham um outro olhar diante do entorno, de forma reflexiva, buscando entender os problemas que fazem parte da sua comunidade e tentando apontar soluções passíveis de aplicação . 

Educação ativa e participante

Desenvolvendo a consciência ambiental de nossos alunos


ECOTESTE*
1-O que existe em maior quantidade em volta do rio/da lagoa?
a-vegetação natural
b-plantações, criação de animais, capim ou grama.
c-casas, lojas ou industrias.
2-Como a mata ciliar é composta?
a-de muitas plantas de espécies diferentes.
b-de poucas plantas de espécies diferentes.
c-quase não há plantas
3-Existe erosão (desgaste do solo) nas margens?
a-não                                   b-pouca                              c-muita
4-Existe assoreamento (acúmulo de terra no fundo do rio/da lagoa?
a-não
b-pouco, alterando apenas a composição do fundo do rio/da lagoa.
c-muito, chegando a diminuir o espelho d’água.
5-Existe lixo na margem?
a-não                                   b-pouco                              c-muito
6-Existe esgoto? (observar se existem canos ou tubos desembocando no rio/na lagoa.
a-não                                   b-pouco                              c-muito
7-Como é a transparência da água?
a-a água é clara.                               b-a água é um pouco escura.                    c-a água é muito escura (turva).
8-A água tem cheiro?
a-não.                                                  b-o cheiro é fraco.                                         c-o cheiro é forte.
9-Como é a diversidade de habitats (a quantidade de ambientes) dentro do rio/da lagoa para os organismos aquáticos?
a-muito diversificado, com pedras de vários tamanhos, troncos de árvores, plantas aquáticas, folhas, etc.
b-mais ou menos diversificado.
c-pouco diversificado, com apenas um ou dois tipos diferentes de habitats.
10-Como é a diversidade de animais dentro do rio/lagoa e no seu entorno?
a-existem várias espécies de animais diferentes.
b-existem poucas espécies de animais diferentes.
c-quase não há animais ou há muitos de uma mesma espécie.
11-Como é a diversidade de plantas aquáticas?
a-existem vários tipos de plantas aquáticas.
b-existem poucas plantas aquáticas.
c-não existem plantas aquáticas ou existem grandes quantidades de um único tipo.
12-Existem ações/projetos sendo realizados que contribuam para a melhoria das condições ambientais do local?
a-há ações/projetos e eles são eficazes.
b-há ações/projetos, mas não estão sendo eficazes.
c-não há ações/projetos em realização.


*Publicado na revista Ciencia Hoje.

POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário