quinta-feira, 5 de julho de 2012

FLORESTA DA TIJUCA

Você conhece a história da Floresta da Tijuca? Voce sabia que ela é uma floresta secundária? Nossos alunos visitaram o Parque Nacional da Tijuca e se encantaram com as belezas naturais desse lugar fantástico. Conheça mais um pouquinho desse "pedaçinho" único, privilégio de todos os cariocas.
 
Alunos do PEJA
O plantio do café foi introduzido no Rio de Janeiro, em 1760, e logo despontou como uma atividade econômica promissora.O café encontrou na província do Rio de Janeiro e principalmente nas áreas mais elevadas dos morros cobertas com florestas, o ambiente apropriado para o seu plantio pois precisava de solos que não fossem nem secos nem encharcados e de temperaturas um pouco mais anemas ( O Coffea arábica tem sua origem nas regiões do planalto tropical da Etiópia/ África ) . Nesta época existia ainda, a crença de que o café deveria ser plantado em "mata virgem". A cafeicultura se espalhou então rapidamente por grande parte do Maciço da Tijuca causando forte desmatamento, o que trouxe consequencias desastrosas para o abastecimento de águas da cidade.

Você sabia que as abelhas nativas não possuem ferrão?

Arara azul, espécie ameaçada

Harmonia com a Natureza



"O plantio do café foi associado a uma redução da disponibilidade de água, mudando inclusive o regime de chuvas generalizado pelo Rio de Janeiro. A cidade foi atingida por secas severas nos anos de 1824, 1829, 1833 e 1843, entremeadas com algumas estiagens menos graves.Foi no ano de 1843 que o problema periódico da falta d’água atingiu proporções críticas na cidade, fazendo com que o governo passasse a tomar medidas de preservação dos mananciais. Em 1844, o Ministério do Império, que administrava a cidade do Rio de Janeiro, finalmente deu início ao adiado processo de avaliar terras particulares das montanhas próximas. 


Água, um bem cada dia mais preciosos..


Capela Mayrink


Explorando todas as possibilidades turísticas do Parque
Entre 1845 e 1848 o governo imperial iniciara um programa emergencial de replantio de árvores na Tijuca ... As desapropriações só começaram em 1855. O governo imperial adquiriu um pequeno número de propriedades estrategicamente localizadas junto aos mananciais e altos cursos dos rios Carioca, Maracanã e Comprido. .... Em 1861, o Imperador D. Pedro II nomeia o major Manuel Archer como "Administrador da floresta dando início ao processo de restauração florestal. O major usava, mudas de plantas ao contrário de sementes ou árvores já crescidas. Em 1867, o Governo Imperial adquiriu mais propriedades de terras, ampliando a área potencial do projeto de reflorestamento .... Em 1873, o major Archer assina o relatório final do "Serviço Florestal da Tijuca que estabelece o número de 61.852 mudas plantadas em sua gestão. Mas existem suposições de que ele tenha plantado 20% a mais, e que o número de 72 mil mudas plantadas seja uma estimativa razoável". 
FONTE: http://salacristinageo.blogspot.com.br/2010/01/floresta-da-tijuca-historia-do-seu.html

Liberdade..Educação..Satisfação!

Um pouco da história do café

Interatividade

Alguns animais do parque



O reflorestamento foi uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.
Portanto durante treze anos o major Archer, trabalhando inicialmente com 6 escravos e posteriormente com com 22 trabalhadores assalariados , plantou cerca de 100 mil mudas ( há uma divergência quanto ao numero exato de mudas plantadas) de espécies nativas retiradas das fazendas vizinhas nas Paineiras, em Jacarepagua ou das matas virgens da região de Guaratiba junto ao litoral oeste da cidade.
Hoje, a Floresta da Tijuca ocupa uma área de 3.200 hectares encravada bem no centro da cidade do Rio de Janeiro. Um lugar procurado por turistas de todas as partes do mundo , ideal para passeios e prática esportivas. Apresenta uma exuberante mata (faz parte da Mata Atlãntica ) , trilhas, cachoeiras, grutas e picos. Foi criada em 1861 e integra o Parque Nacional da Tijuca,com a Serra da Carioca e o Maciço da Gávea.


Réplica do Lobo Guará, outro animal ameaçado

Onça pintada.. animal cada vez mais raro em nossas matas


Conhecendo os diferentes impactos ambientais

Alguns objetos da época do Império Portugues no Brasil

Mas que menina corajosa!



Educação, integração e qulidade de vida. Viva o PEJA!!!


POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário