domingo, 15 de abril de 2012

NARRADORES DE JAVÉ

SINOPSE DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
“Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Elenco: José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele. Direção: Eliane Caffé

Nossos alunos puderam acompanhar essa interessante história, onde a necessidade de um grupo de moradores resgata as diferentes histórias de seu vilarejo, a fim de preservar o local que será destruído para a implantação de uma usina hidrelétrica. A partir desse filme foram geradas diferentes discussões como:

  • ·         Qual o valor das memórias? Para que devemos preservá-las? Importância dos registros históricos.
  • ·         Como as cartas, fotos, pinturas, objetos e fósseis auxiliam na reconstrução da História.
  • ·         Existe diferença entre o relato científico e a ficção? De que maneira podemos utilizar as diversas formas de narrativa?
  • ·         A História formal deve seguir o rigor científico?
  • ·         No filme um dos personagens afirma: “ A História é de vocês, mas a escrita é minha”. Ótimo gancho para iniciar uma discussão sobre como as histórias podem ter várias caras, dependendo de quem nos conta e do seu olhar.
  • ·         Destacamos a personagem que aparece como uma das fundadoras da cidade, que para alguns seria uma figura ameríndia de nome Indaleu, enquanto para outros teria origem nas comunidades Quilombolas (Indalé). Quais são as raízes do povo brasileiro? Nesse ponto, destacamos a figura do Griô, contador de histórias e responsável pela manutenção da memória local.
  • ·         Memória e Patrimônio Histórico, o que são? Para que servem?
  • ·         Lincando o filme com questões atuais, como a polêmica da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Que impactos ambientais e socioculturais atingem populações expostas a esse tipo de empreendimento? Lembrar os alunos que nos encontramos no Ano Internacional da Sustentabilidade Energética.
  • ·         Desenvolvimento Sustentável: a produção de energia gera muitas vezes impactos fortes em regiões que não necessariamente irão usufruir desse progresso. (Centros produtores e centros consumidores).
  • ·         A História é dinâmica e está sempre em construção.


Assista ao filme:


POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário