terça-feira, 15 de novembro de 2011

Impressões sobre nossa História

Nossos alunos assistiram a dois pequenos filmes: um que retratava a dor e o sofrimento vivenciados pela população negra nos navios negreiros. Outro, que demonstrava a riqueza e diversidade cultural e de paisagens do continente africano. 




O principal objetivo dessa atividade foi discutir o porquê de muitas vezes só pensarmos em África como sendo o local de onde vieram os escravos. Procuramos abrir espaço para discutir também a diversidade dos povos que vieram para o Brasil e ajudaram na formação do povo brasileiro. É interessante ressaltar que muitos alunos se surpreenderam com o fato de haver tanta beleza no continente africano, inclusive a presença de grandes cidades. Seguem algumas impressões:

Falando sobre a África
A África é um lugar de sofrimento, eu fiquei muito triste quando eu vi o sofrimento das famílias passando fome, sem ter lugar para morar, para dormir, passando frio.
Mas quando eu olhei para o outro lado mudei de idéia e pensei de outra forma. É um lugar bonito de se ver, um lugar interessante de viver. Nem tudo que os outros falam nós podemos acreditar, achei lindo demais. Muito obrigado por eu participar dessa aula.
Ana Beatriz Pirez dos Santos (151)

Dia da Consciência Negra
Os portugueses pegaram os escravos para escravizá-los. Colocaram eles em um navio negreiro. Nesse navio, os africanos eram muito maltratados, comendo restos de comida. Muitos deles eram jogados no mar e amarrados com correntes prezas a um peso.
As mulheres grávidas tinham filhos no navio, com péssimas condições. Para que os seus filhos não sofressem como seus pais elas, as mães, os sacrificavam e se matavam para não sofrerem como escravas.
Ana Carolina (151)

Amistad navio negreiro
Esse filme é muito triste, muitas pessoas morrem. Esse navio é muito grande e cheio, dá pena dos escravos, eles sofrem muito. Eles comem comida estragada, chega a dar nojo da comida. As mães sofriam muito e as crianças, elas não aguentavam e se jogavam dentro do mar, com as crianças no seu colo. Os escravos eram todos vendidos para as pessoas ricas.
Ianca Ferreira de Souza (162)

O navio negreiro
O navio negreiro era muito triste, eles eram o tempo todo judiados. Eles apanharam, eram chicoteados e quando eles morriam, eram jogados no mar. Eles eram vendidos e quando o barco ficava muito cheio, eles eram jogados vivos no mar, acorrentados.
Isabele Teixeira Barbosa (152).

POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário