terça-feira, 20 de novembro de 2012

Festa Literária Internacional das Upps (Flupp)

Observando a cidade e a paisagem urbana.
Poetas declamam textos, autores discutem idéias, artistas fazem intervenções ao ar livre e telões reproduzem a arte em suas diferentes formas. Essa cena seria comum se não fosse o seu palco: o Morro dos Prazeres, no bairro carioca de Santa Teresa. Com a proposta de levar reflexões sobre arte, música e literatura aos morros, aconteceu (07 a 11 de Novembro) a primeira Festa Literária Internacional das Upps (Flupp).





A abertura da Orquestra de Vozes Meninos do Rio - composta por cerca de mil alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro -, seguida por uma palestra do dramaturgo Ariano Suassuna, já representa um pouco a mescla cultural que conduziu o evento. Além de Suassuna, outros nomes de peso subiram o Morro dos Prazeres, como os brasileiros Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, Ana Maria Machado e Luiz Ruffato. Entre os estrangeiros estavam o alemão Thomas Brussig, o palestino Najwan Darwish e o quadrinista francês Étienne Lécroart. 






"O evento é interculturalista, tanto em termos de países, regiões, etnias, gêneros, dicções, etc., como também na convivência entre o analógico e o digital", observa o curador Toni Marques. Além de shows de MV Bill e MC Swat - rapper de Bengazi cujas canções embalaram a revolução líbia durante a Primavera Árabe -, a festa terá discussões fomentadas por escritores periféricos como o brasileiro Allan da Rosa e o jamaicano Kei Miller. Enquanto Allan é ativo no circuito de saraus nas periferias de São Paulo, o poeta e performer Kei aparece como uma importante voz artística do Caribe. 




Nosso aluno, Matheus, dando sua opinião sobre o evento..

Nossos alunos do PEJA estiveram lá! Valew Peja!!!

POSTADO POR JONATAS JOSÉ SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário