quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Entendo um pouquinho alguns conceitos importantes..

Essa semana iniciamos nossas atividades falando sobre algumas coisas importantes para o nosso processo de ensino-aprendizagem. Entender o porquê das coisas é o primeiro passo para valorizar o que aprendemos. Vamos relembrar?


MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE

A Multidisciplinaridade trata da integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina, porém sem a preocupação de integração de seus temas comuns. “Poder-se-ia dizer que na Multidisciplinaridade as pessoas, no caso as disciplinas do currículo escolar, estudam perto, mas não juntas. A idéia aqui é de justaposição”. Na Multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Neste caso, cada matéria contribui com suas informações pertinentes ao seu campo de conhecimento, sem que houvesse uma real integração entre elas.

Na Interdisciplinaridade existe uma real cooperação e troca de informações na sala de aula, aberto ao diálogo e ao planejamento. A fragmentação e compartimentação das diferentes disciplinas não contarão mais, a questão problema levará à unificação do conhecimento. É necessário uma coordenação que integre objetivos, atividades, procedimentos, atitudes, planejamentos e que proporcione o intercâmbio, a troca, o diálogo, as disciplinas interagem entre si em distintas conexões.

Para a Transdisciplinaridade não devem existir fronteiras entre áreas do conhecimento e à interação chega a um nível tão elevado que é praticamente impossível distinguir onde começa e onde termina cada disciplina. as relações entre as disciplinas consistem em proporcionar aos alunos, aos adolescentes que vão enfrentar o mundo do terceiro milênio, uma cultura, que lhes possibilitará articular, religar, contextualizar, situar-se num contexto e, se possível, globalizar, reunir os conhecimentos que foram adquiridos em toda à sua vida.



POSTADO POR JONATAS JOSE SILVA


E por falar em GLOBALIZAÇÃO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário